segunda-feira, 28 de maio de 2012

Como Estrelas na Terra-Toda Criança é Especial

Como Estrelas na Terra-Toda Criança é Especial
Pais de origem: India
Titulo Original: Taare Zameen Par – 2007
Ano de Lançamento: 2007
Gênero: Drama

Sinopse: Taare Zameen Par – filme da produção de Bollywood – conta a história de uma criança que sofre com dislexia e custa a ser compreendida. Ishaan Awasthi, de 9 anos, já repetiu uma vez o terceiro período (no sistema educacional indiano) e corre o risco de repetir de novo. As letras dançam em sua frente, como diz, e não consegue acompanhar as aulas nem focar sua atenção…
…Seu pai acredita apenas na hipótese de falta de disciplina e trata Ishaan com muita rudez e falta de sensibilidade. Após serem chamados na escola para falar com a diretora, o pai do garoto decide levá-lo a um internato, sem que a mãe possa dar opinião alguma. Tal atitude só faz regredir em Ishaan a vontade de aprender e de ser uma criança. Ele visivelmente entra em depressão, sentindo falta da mãe, do irmão mais velho, da vida… e a filosofia do internato é a de disciplinar cavalos selvagens. Inesperadamente, um professor substituto de artes entra em cena e logo percebe que algo de errado estava pairando sobre Ishaan. Não demorou para que o diagnóstico de dislexia ficasse claro para ele, o que o leva a por em prática um ambicioso plano de resgatar aquele garoto que havia perdido sua réstia de luz e vontade de viver. O filme é uma obra prima do até então ator e produtor Aamir Khan.

Assistimos dia 25/05/012/Aula professora Helen
Filme indicado pelo Cristiano/Artes Visuais

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Arte do Biscuit com Fernanda Ferreira



Dando continuidade ao espaço ALUNOS E SUA ARTE apresentamos Fernanda Ferreira, nossa colega de classe com a Arte do Biscuit.
Fernanda domina esta Arte a aproximadamente 7 anos, já fez varios cursos sobre o tema e também tem habilidades com E.V.A. que mostraremos em outra oportunidade.
Desde o início da história, o homem usou suas mãos para confeccionar ferramentas e utensílios com barro e argila. Nos tempos atuais, a arte manual continua com toda força e crescendo cada vez mais quando o assunto é o biscuit.
A arte em biscuit possibilita uma maior personalização. Os enfeites podem ser feitos a partir de uma história, do gosto, estilo, jeito dos pessoas, com muito humor e originalidade. A variedade de modelos e tipos é bem grande.Um bom profissional na arte de fazer biscuit é sempre atento aos detalhes. A ousadia, criatividade, capricho e delicadeza devem ser qualidades eminentes deste profissional. São eles que farão toda a diferença e caracterizarão ainda melhor os potes, os enfeites, os ímas, as lembrancinhas os bonequinhos. Com tanta abertura para a criatividade, nós podemos usar toda a imaginação e fazer deste detalhe, mais um destaque onde você quiser. Fernanda Ferreira

quarta-feira, 23 de maio de 2012

O Nome da Rosa (Filosofia)

O Nome da Rosa - Ficha Técnica
Titulo original: (Der Name Der Rose)
Ano de lançamento ( Alemanha ) : 1986
Direção: Jean-Jacques Annaud
Atores: Sean Connery , Christian Slater... 

Duração: 02 hs 10 min.
Estranhas mortes começam a ocorrer num mosteiro beneditino localizado na Itália durante a baixa idade média, onde as vítimas aparecem sempre com os dedos e a língua roxos. O mosteiro guarda uma imensa biblioteca, onde poucos monges tem acesso às publicações sacras e profanas. A chegada de um monge franciscano (Sean Conery), incumbido de investigar os casos, irá mostrar o verdadeiro motivo dos crimes, resultando na instalação do tribunal da santa inquisição.

Resenha de "O Nome da Rosa"
A Baixa Idade Média (século XI ao XV) é marcada pela desintegração do feudalismo e formação do capitalismo na Europa Ocidental. Ocorrem assim, nesse período, transformações na esfera econômica (crescimento do comércio monetário), social (projeção da burguesia e sua aliança com o rei), política (formação das monarquias nacionais representadas pelos reis absolutistas) e até religiosas, que culminarão com o cisma do ocidente, através do protestantismo iniciado por Martinho Lutero na Alemanha em 1517.
Culturalmente, destaca-se o movimento renascentista que surgiu em Florença no século XIV e se propagou pela Itália e Europa, entre os séculos XV e XVI. O renascimento, enquanto movimento cultural, resgatou da antigüidade greco-romana os valores antropocêntricos e racionais, que adaptados ao período, entraram em choque com o teocentrismo e dogmatismo medievais sustentados pela Igreja.
No filme, o monge franciscano representa o intelectual renascentista, que com uma postura humanista e racional, consegue desvendar a verdade por trás dos crimes cometidos no mosteiro.
1. Contextualização
Discussão dos elementos formadores da cultura moderna, o surgimento do pensamento moderno, no período da transição da Idade Média para a Modernidade.
O Filme
O Nome da Rosa pode ser interpretado como tendo um caráter filosófico, quase metafísico, já que nele também se busca a verdade, a explicação, a solução do mistério, a partir de um novo método de investigação. E Guilherme de Bascerville, o frade fransciscano detetive, é também o filósofo, que investiga, examina, interroga, duvida, questiona e, por fim, com seu método empírico e analítico, desvenda o mistério, ainda que para isso seja pago um alto preço.
O Tempo
Trata-se do ano 1327, ou seja, a Alta Idade Média. Lá se retoma o pensamento de Santo Agostinho (354-430), um dos últimos filósofos antigos e o primeiro dos medievais, que fará a mediação da filosofia grega e do pensamento do início do cristianismo com a cultura ocidental que dará origem à filosofia medieval, a partir da interpretação de Platão e o neoplatonismo do cristianismo. As teses de Agostinho nos ajudarão a entender o que se passa na biblioteca secreta do mosteiro em que se situa o filme.
Doutrina Cristã
Neste tratado, Santo Agostinho estabelece precisamente que os cristãos podem e devem tomar da filosofia grega pagã tudo aquilo que for importante e útil para o desenvolvimento da doutrina cristã, desde que seja compatível com a fé (Livro II, B, Cap. 41). Isto vai constituir o critério para a relação entre o cristianismo (teologia e doutrina cristã) e a filosofia e a ciência dos antigos. Por isso é que a biblioteca tem que ser secreta, porque ela inclui obras que não estão devidamente interpretadas no contexto do cristianismo medieval. O acesso à biblioteca é restrito, porque há ali um saber que é ainda estritamente pagão (especialmente os textos de Aristóteles), e que pode ameaçar a doutrina cristã. Como diz ao final Jorge de Burgos, o velho bibliotecário, acerca do texto de Aristóteles – a comédia pode fazer com que as pessoas percam o temor a Deus e, portanto, faz desmoronar todo esse mundo.
2. Disputa de Filosofia
Entre os séculos XII e XIII temos o surgimento da escolástica, que constitui o contexto filosófico-teológico das disputas que se dão na abadia em que se situa O Nome da Rosa. A escolástica significa literalmente "o saber da escola", ou seja, um saber que se estrutura em torno de teses básicas e de um método básico que é compartilhado pelos principais pensadores da época.
2.1 Influência aos Pensamentos
A influência desse saber corresponde ao pensamento de Aristóteles, trazido pelos árabes (mulçumanos), que traduziram muitas de suas obras para o latim. Essas obras continham saberes filosóficos e científicos da Antigüidade que despertariam imediatamente interesses pelas inovações científicas decorrentes.
2.2 Consolidação Política
A consolidação política e econômica do mundo europeu fazia com que houvesse uma maior necessidade de desenvolvimento científico e tecnológico: na arquitetura e construção civil, com o crescimento das cidades e fortificações; nas técnicas empregadas nas manufaturas e atividades artesanais, que começam a se desenvolver; e na medicina e ciências correlatas.
2.3 Pensamento Aristotélico
O saber técnico-científico do mundo europeu era nesta época extremamente restrito e a contribuição dos árabes será fundamental para este desenvolvimento pelos conhecimentos de que dispunham de matemática, de ciências (física, química, astronomia, medicina) e de filosofia. O pensamento agora (Aristotélico) será marcado pelo empirismo e materialismo.
3. A Época
O enredo desenvolve-se na ultima semana de 1327, num monastério da Itália medieval. A morte de sete monges em sete dias e noites, cada um de maneira mais insólita - um deles, num barril de sangue de porco, é o motor responsável pelo desenvolvimento da ação. A obra é atribuída a um suposto monge, que na juventude teria presenciado os acontecimentos.
Este filme é uma crônica da vida religiosa no século XIV, e relato surpreendente de movimentos heréticos. Para muitos críticos, o nome da rosa é uma parábola sobre a Itália contemporânea. Para outros, é um exercício monumental sobre a mistificação.
4. O Título
A expressão "O nome da Rosa" foi usada na Idade Média significando o infinito poder das palavras. A rosa subsiste seu nome, apenas; mesmo que não esteja presente e nem sequer exista. A " rosa de então" , centro real desse romance, é a antiga biblioteca de um convento beneditino, na qual estavam guardados, em grande número, códigos preciosos: parte importante da sabedoria grega e latina que os monges conservaram através dos séculos.
5. Biblioteca do Mosteiro
Durante a Idade Média umas das práticas mais comuns nas bibliotecas dos mosteiros eram apagar obras antigas escritas em pergaminhos e sobre elas escreve ou copiar novos textos. Eram os chamados palimpsestos, livretes em que textos científicos e filosóficos ma Antigüidade clássica eram raspados das páginas e substituídos por orações rituais litúrgicos.
O nome da rosa é um livro escrito numa linguagem da época, cheio de citações teológicas, muitas delas referidas em latim. É também uma crítica do poder e do esvaziamento dos valores pela demagogia, violências sexuais, os conflitos no seio dos movimentos heréticos, a luta contra a mistificação e o poder. Uma parábola sangrenta patética da história da humanidade
Baseado: No romance de mesmo nome de Umberto Eco.
5.1 - Pensamento
O pensamento dominante, que queria continuar dominante, impedia que o conhecimento fosse acessível a quem quer que seja, salvo os escolhidos. No O nome da Rosa, a biblioteca era um labirinto e quem conseguia chegar no final era morto. Só alguns tinham acesso. É uma alegoria do Umberto Eco, que tem a ver com o pensamento dominante da Idade Média, dominado pela igreja. A informação restrita a alguns poucos representava dominação e poder. Era a idade das trevas, em que se deixava na ignorância todos os outros.
6. História
Em 1327 William de Baskerville (Sean Connery), um monge franciscano, e Adso von Melk (Christian Slater), um noviço que o acompanha, chegam a um remoto mosteiro no norte da Itália. William de Baskerville pretende participar de um conclave para decidir se a Igreja deve doar parte de suas riquezas, mas a atenção é desviada por vários assassinatos que acontecem no mosteiro. William de Baskerville começa a investigar o caso, que se mostra bastante intrincando, além dos mais religiosos acreditarem que é obra do Demônio. William de Baskerville não partilha desta opinião, mas antes que ele conclua as investigações Bernardo Gui (F. Murray Abraham), o Grão-Inquisidor, chega no local e está pronto para torturar qualquer suspeito de heresia que tenha cometido assassinatos em nome do Diabo. Considerando que ele não gosta de Baskerville, ele é inclinado a colocá-lo no topo da lista dos que são diabolicamente influenciados. Esta batalha, junto com uma guerra ideológica entre franciscanos e dominicanos, é travada enquanto o motivo dos assassinatos é lentamente solucionado.
O ano é 1327. Representantes da Ordem Franciscana e a Delegação Papal se reúnem num monastério Beneditino para uma conferência. Mas a missão deles é subitamente ofuscada por uma série de assassinatos. Utilizando sua brilhante capacidade de dedução, o monge franciscano William de Baskerville (Sean Connery), auxiliado pelo seu noviço Adso de Melk (Christian Slater), se empenha para desvendar o mistério. Mas antes que William possa completar sua investigação, o monastério é visitado pelo seu antigo desafeto, o Inquisidor Bernardo Gui (F. Murray Abraham). O poderoso Inquisidor está determinado a erradicar a heresia através da tortura e se William, o caçador, persistir na sua busca, também se tornará caça. Mas à medida que Bernardo Gui se prepara para acender a fogueira da Inquisição, William e Adso voltam à biblioteca labirintesca e descobrem uma verdade extraordinária ...
Resumo de "O Nome da Rosa"
Do ponto de vista do filme que hoje está sendo abordado, notamos que a história passa em um mosteiro na Itália Medieval. A idade média assistiu, em sua agonia um grande debate Filosófico Religioso. Perdido o equilíbrio do tomismo, o homem medieval caiu em dois extremos opostos.
De um lado os humanistas racionalistas Frei Guilherme de Ockham, um édito moderno. Tais humanistas cultivaram o antropocentismo julgaram que graças Pa ciências e a técnica, o homem seria capaz de vencer todas as misérias do mundo, até criar uma era de grande prosperidade material e de completa felicidade natural.
De outro lado místicos com visão extremamente pessimista da realidade. Para eles o mundo era intrinsecamente mau e irredimível por ser obra de um DEUS perverso, distinto da divindade. Acreditavam que a razão humana era má e só seria desejável perder-se no nada divino.
No mosteiro, sete monges morrem estranhamente, isto aborda muito a violência.
Há também uma violência sexual, no qual mulheres se vendem aos monges em troca de comida e muitas vezes depois são mortas.
Movimentos ecléticos do século XIV, a luta contra a mistificação, o poder, o esvaziamento de valores pela demagogia, são mostrados em um cenário sangrento sobre a política da historia da humanidade.
Por: Kledson Bruno Camargo
Fonte: http://www.coladaweb.com/literatura/analise-de-obras/o-nome-da-rosa
Filme assistido no 1º Bimestre - Matéria Filosofia Geral e da Arte.
Professoa Helen

terça-feira, 22 de maio de 2012

Another Brick in the Wall-Atirei o pau no Gato

Este video é parte de um trabalho de Artes Visuais apresentado na faculdade UNIESP de Birigui/SP. 16/05/2012-Fundamentos da Arte Visual/Professora Amélia



Trabalho sobre a História da Educação no Brasil.
PERÍODO REPÚBLICA NOVA ( 1946 - 1963 )
Período que a Educação brasileira passou por transformações significativas, uma redemocratização, marcada como um dos mais férteis da nossa Historia. No video (bem caseiro) da apresentação fizemos uma brincadeira com a musica do Pink Floyd e a Versão sarrista do Falcão. No qual criticamos a Ditadura Militar, periodo que veio a seguir e abortou todas as iniciativas de se revolucionar a Educação (na época).
A letra da musica foi adaptado para o evento.
Agradecimentos:
Luiz Fernando por ter parcicipado na ultima hora na ausencia do Carlos
Roberto do curso de Geografia por ter emprestado o violão.
Rosane pela força na dinamica apresentada
Lucas por ter filmado.

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL (Períodos)

Período Jesuítico (1549 – 1759)
Período Pombalino (1760 – 1808)
Período Joanino (1808 – 1821)
Período Imperial (1822 – 1888)
Período da Primeira Republica (1889 – 1929)
Período da Segunda República (1930 – 1936)
Período do Estado Novo (1937 – 1945)
Período da Nova Republica (1946 – 1963)
Período do Regime Militar (1964 – 1985)
Período da Abertura Política (1986 – 2003)

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Palestra e Oficina com a Artista Plástica Ana Léia

Apresentação sobre Suportes e Técnicas de pintura, realizado dia 14/05/2012 durante a aula DESENHO I da professora Amélia
Ana Léia é Professora e Artista Plástica residente em Birigui.
Foi muito boa a iniciativa da nossa colega de classe Marza, que teve a brilhante idéia de trazer a Artista Plástica Ana Léia para uma breve demonstração das técnicas de pintura e dos materiais necessários para se obter melhores resultados em tela.
Ana Léia falou sobre como escolher um suporte e as técnicas a serem utilizadas. Nos apresentou diversos tipos de pinceis, tintas, pigmentos, tecidos de telas, espátulas, óleos, papel tela, lápis etc.
Explicou que, para cada detalhe, dependendo da tela, existe uma técnica, um tipo de pincel, uma tinta e óleo especifico.
Fez indicação de vários sites como: Casa do Restaurador, Templo da Arte e casa do Artista (em breve colocaremos links aqui) para aquisição de matérias de qualidade.
No final fizemos uma oficina com a técnica de oxidação e os resultados foram surpreendentes.

terça-feira, 15 de maio de 2012

segunda-feira, 14 de maio de 2012

ARTE NA SALA 1

Trabalhos da Matéria FUNDAMENTOS DA ARTE VISUAL
Professora AMELIA
Apresentados dia 04/04/2012
O resultado ficou bem bacana, trabalhos criativos e com ideias diversificadas.
Resultado foi aprovado pela Professora;
Todos estão de parabens!

Tema: Chaplin e Mazzaroppi
Marza/Janaina/Joelma/Camila/Michelle
Tema: Mulher Policial
Pedro/Isamara/Clicia/Luan




















Tema: As 4 estações
Rosane/Mislaine 
















Tema: Peixes e borboletas com galhos
Cristina















Tema: Arte Circense
Ligia/Gisele/Ingrid/Patrcia/Cristiane




















Tema: Painel com flores
Luciana/Leilaine/Katia/Cristina/Valquiria/Silvia/Cirlene
Tema: Sitio do Pica pau amarelo (Emilia e Visconde)
Debora/Claudia/Fernanda/Marilda/Natalia/Luiz Fernando Rodrigues




















Tema: Seca do Nordeste-Marta




















Tema: Mulheres
Luiz Fernando(Lulu)/Lara /Thais/Solange/Cristiano

 



Tema: Linha do Tempo
Jorge/Carlos/Juliano/Lucas/Pedro Barbara

domingo, 13 de maio de 2012

O Que É Sociologia? Carlos Benedito Martins

Apostila de Sociologia
Matéria: Sociologia da Arte
Professora Helen.
Click aqui para visualizar.
Depois é só marcar tudo e copiar word, caso queira imprimir.

sábado, 12 de maio de 2012

Janaina canta Vapor Barato



Video da nossa amiga e colega de classe Janaina cantando a musica Vapor Barato do grupo Rappa.
Vamos prestigiar.