quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Tema da Capa: Muros da Memória - Eduardo Kobra



Eduardo Kobra é um expoente da neovanguarda paulista. Seu talento emerge por volta de 1987, na periferia de São Paulo, e logo e espalha pela cidade. Seguindo os desdobramentos que a arte urbana ganhou em São Paulo. Nesse caminho, ele desenvolve o projeto “Muros da memória” que busca transformar a paisagem urbana através da arte e resgatar a memória da cidade. Síntese do seu modo peculiar de criar, por meio do qual pinta, mas também adere, interfere e sobrepõe cenas e personagens das primeiras décadas do século XX, esse projeto é uma junção de nostalgia e modernidade, resultando em pinturas cenográficas, algumas monumentais. Através delas cria portais para saudosos momentos da cidade.
Kobra apresenta obras ricas em traço, luz e sombra. O resultado é uma série de murais tridimensionais que permitem ao público interagir com a obra. A idéia é estabelecer uma comparação entre o ar romântico e o clima de nostalgia, com a constante agitação característica dos grandes centros, como é São Paulo hoje.

Paralelamente, Kobra realiza exposições dentro e fora do Brasil, além de pesquisas com materiais reciclados e novas tecnologias, como a pintura em 3D sobre pavimentos. O artista realizou na Praça Patriarca, no centro de São Paulo, a primeira pintura em 3D sobre pavimento do Brasil. A técnica anamórfica consiste em “enganar os olhos”, a pintura pode parecer distorcida em certo ângulo, mas, vista do ângulo correto, estipulado pelo artista ela se “torna” 3D, apresentando uma incrível variação de profundidade e realismo. O mais recente projeto do artista, chamado “Green Pincel”, visa combater artisticamente os vários tipos de agressões do homem a natureza e ao meio ambiente.
Inquieto e irrefreável em suas buscas criativas, Kobra é hoje, um fenômeno da arte brasileira da neovanguarda que “já” não se permite ignorar.
Fonte: http://eduardokobra.com/sobre/

domingo, 17 de agosto de 2014

Artes Visuais-VOLTA AS AULAS-2014 com SCA JUNIOR

No  dia 04/08/2014 a equipe da SCA Junior (Empresa Junior da FABI) recepcionou os alunos na volta as aulas. Em parceria com algumas empresas, os integrantes da SCA deram boas vindas aos universitários, corpo docente e toda equipe da Fabi Birigui, em um clima de muita descontração foram surpreendidos com muita música, simulador de voo, frases respectivas de cada curso e fotos divertidas. Confiram algumas fotos do pessoal de Artes Visuais. Mais fotos clique AQUI ou AQUI