O texto abaixo não é de autoria de nenhum dos editores deste blog. A fonte está no final. Postamos aqui para ajudar quem está no ultimo ano e precisa de dicas para produzir seu TCC.
O
trabalho de conclusão de curso – o famigerado TCC costuma tirar o sono de
alguns estudantes de graduação. Em muitas instituições ele é um requisito
obrigatório para a obtenção do grau, e deve ser apresentado perante uma banca
de professores.
Nesta ocasião, o aluno
deve demonstrar domínio em relação ao tema proposto e em aspectos relacionados
a sua formação acadêmica, evidenciando que está pronto para exercer a sua
profissão.
O formato do TCC varia de acordo com a instituição e com o curso de graduação mas, comumente é uma monografia, texto que possui uma estrutura específica e no qual é exposta e analisada uma determinada temática.
O formato do TCC varia de acordo com a instituição e com o curso de graduação mas, comumente é uma monografia, texto que possui uma estrutura específica e no qual é exposta e analisada uma determinada temática.
Mas, e como produzir um texto
desses?
Existem alguns pontos
que, se observados, podem facilitar este trabalho. São eles:
Leia mais: clicando abaixo.
A escolha do tema
Leia mais: clicando abaixo.
A escolha do tema
O TCC é algo que vai
demandar muito tempo, energia e envolvimento. Por isso, é importante que a temática
abordada seja do interesse do estudante – caso contrário a experiência pode se
transformar em uma tortura. Imagine o martírio de ter que ler e escrever
muitíssimo sobre um tema desinteressante. Por isso, essa escolha deve levar em
consideração as preferências pessoais do estudante.
Devem ser levados em
consideração também o interesse profissional, pois um TCC bem escrito enriquece
o currículo e pode alavancar a carreira do recém-formado. É importante observar
também se existem informações disponíveis e avaliar o momento pessoal e
profissional do estudante. Não adianta, por exemplo, tentar fazer um trabalho
que dependa da obtenção de dados confidenciais ou empreender um tema cuja
complexidade está além das possibilidades do graduando naquele momento.
Uma boa forma de definir o tema do TCC é lendo livros e artigos da área de interesse, até que se consiga delimitar o escopo do trabalho. Muitos estudantes “travam” nesta fase porque ficam obcecados pelo “novo”, querem fazer algo que nunca foi feito antes. Contudo, vale lembrar que um trabalho relevante não precisa ser, necessariamente, inédito. Pode-se perfeitamente refazer um estudo já realizado valendo-se de outra amostra ou em outras condições, por exemplo.
Uma boa forma de definir o tema do TCC é lendo livros e artigos da área de interesse, até que se consiga delimitar o escopo do trabalho. Muitos estudantes “travam” nesta fase porque ficam obcecados pelo “novo”, querem fazer algo que nunca foi feito antes. Contudo, vale lembrar que um trabalho relevante não precisa ser, necessariamente, inédito. Pode-se perfeitamente refazer um estudo já realizado valendo-se de outra amostra ou em outras condições, por exemplo.
Leituras
Um bom trabalho
acadêmico possui forte embasamento na teoria e é a partir dela que o fenômeno
em estudo é interpretado e analisado. Por isso, tudo o que é afirmado precisa
estar ancorado em trabalhos anteriores (as famosas referências), para não se
correr o risco de construir uma argumentação fraca, que pode ser facilmente
contestada.
Para isso, são necessárias muitas leituras. Uma boa forma de selecionar o material para ser lido é buscando por palavras-chave em sites que disponibilizam artigos em formato digital, como o Portal de Periódicos da Capes ou o Scielo. Com os artigos em mãos, observe as referências mencionadas nesses trabalhos, pois elas podem apontar para outros trabalhos relacionados. É interessante também conhecer os autores clássicos, que são aqueles cujos trabalhos foram amplamente reconhecidos.
É importante que o TCC esteja embasado em referências de qualidade. Uma boa forma de saber sobre se um artigo é confiável ou não é por meio da classificação Qualis. Feita pela CAPES (Coordenção de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior), ela atribui níveis (A1 – o mais alto, A2, B1, B2, B3, B4, B5 e C – o mais baixo) para as revistas científicas. Verifique qual é a classificação dos textos que você pretende utilizar.
Conte também com o seu orientador nessa etapa. Ele é a pessoa mais adequada para te ajudar com seu material de leitura.
Para isso, são necessárias muitas leituras. Uma boa forma de selecionar o material para ser lido é buscando por palavras-chave em sites que disponibilizam artigos em formato digital, como o Portal de Periódicos da Capes ou o Scielo. Com os artigos em mãos, observe as referências mencionadas nesses trabalhos, pois elas podem apontar para outros trabalhos relacionados. É interessante também conhecer os autores clássicos, que são aqueles cujos trabalhos foram amplamente reconhecidos.
É importante que o TCC esteja embasado em referências de qualidade. Uma boa forma de saber sobre se um artigo é confiável ou não é por meio da classificação Qualis. Feita pela CAPES (Coordenção de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior), ela atribui níveis (A1 – o mais alto, A2, B1, B2, B3, B4, B5 e C – o mais baixo) para as revistas científicas. Verifique qual é a classificação dos textos que você pretende utilizar.
Conte também com o seu orientador nessa etapa. Ele é a pessoa mais adequada para te ajudar com seu material de leitura.
Anotações
Faça anotações durante as suas leituras. Uma boa sugestão
é criar um arquivo para cada texto lido, contendo a referência completa do
material, um resumo das principais ideias do autor, os autores que concordam ou
discordam com ele e as coisas que você pensou a partir do que leu.
Esse tipo de anotação
facilita muito na hora da redação do TCC, pois evita que você perca tempo
procurando aquela citação ou tendo que ler o mesmo texto de novo para lembrar
qual eram as ideias do autor.
Alexsandra Nascimento – Petiana
Referências consultadas
MARION, José Carlos Dias et al. Monografia para os cursos de Administração, Contabilidade e Economia. São Paulo: Atlas, 2002
RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa Social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 2007.
SOARES, Edvaldo. Metodologia científica: lógica, epistemologia e normas. São Paulo: Atlas, 2003.
VERGARA, Sylvia. Projetos e Relatórios de Pesquisaem
Administração. São Paulo : Atlas, 2000.
Alexsandra Nascimento – Petiana
Referências consultadas
MARION, José Carlos Dias et al. Monografia para os cursos de Administração, Contabilidade e Economia. São Paulo: Atlas, 2002
RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa Social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 2007.
SOARES, Edvaldo. Metodologia científica: lógica, epistemologia e normas. São Paulo: Atlas, 2003.
VERGARA, Sylvia. Projetos e Relatórios de Pesquisa
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