domingo, 11 de maio de 2014

Tenho que escrever um TCC. E agora?

O texto abaixo não é de autoria de nenhum dos editores deste blog. A fonte está no final. Postamos aqui para ajudar quem está no ultimo ano e precisa de dicas para produzir seu TCC.
O trabalho de conclusão de curso – o famigerado TCC costuma tirar o sono de alguns estudantes de graduação. Em muitas instituições ele é um requisito obrigatório para a obtenção do grau, e deve ser apresentado perante uma banca de professores.
Nesta ocasião, o aluno deve demonstrar domínio em relação ao tema proposto e em aspectos relacionados a sua formação acadêmica, evidenciando que está pronto para exercer a sua profissão.
O formato do TCC varia de acordo com a instituição e com o curso de graduação mas, comumente é uma monografia, texto que possui uma estrutura específica e no qual é exposta e analisada uma determinada temática.
Mas, e como produzir um texto desses?
Existem alguns pontos que, se observados, podem facilitar este trabalho. São eles:
Leia mais: clicando abaixo.

A escolha do tema
O TCC é algo que vai demandar muito tempo, energia e envolvimento. Por isso, é importante que a temática abordada seja do interesse do estudante – caso contrário a experiência pode se transformar em uma tortura. Imagine o martírio de ter que ler e escrever muitíssimo sobre um tema desinteressante. Por isso, essa escolha deve levar em consideração as preferências pessoais do estudante. 
Devem ser levados em consideração também o interesse profissional, pois um TCC bem escrito enriquece o currículo e pode alavancar a carreira do recém-formado. É importante observar também se existem informações disponíveis e avaliar o momento pessoal e profissional do estudante. Não adianta, por exemplo, tentar fazer um trabalho que dependa da obtenção de dados confidenciais ou empreender um tema cuja complexidade está além das possibilidades do graduando naquele momento.
Uma boa forma de definir o tema do TCC é lendo livros e artigos da área de interesse, até que se consiga delimitar o escopo do trabalho. Muitos estudantes “travam” nesta fase porque ficam obcecados pelo “novo”, querem fazer algo que nunca foi feito antes. Contudo, vale lembrar que um trabalho relevante não precisa ser, necessariamente, inédito. Pode-se perfeitamente refazer um estudo já realizado valendo-se de outra amostra ou em outras condições, por exemplo.
Leituras
Um bom trabalho acadêmico possui forte embasamento na teoria e é a partir dela que o fenômeno em estudo é interpretado e analisado. Por isso, tudo o que é afirmado precisa estar ancorado em trabalhos anteriores (as famosas referências), para não se correr o risco de construir uma argumentação fraca, que pode ser facilmente contestada.
Para isso, são necessárias muitas leituras.  Uma boa forma de selecionar o material para ser lido é buscando por palavras-chave   em sites que disponibilizam artigos em formato digital, como o Portal de Periódicos da Capes ou o Scielo. Com os artigos em mãos, observe  as referências mencionadas nesses trabalhos, pois elas podem apontar para outros trabalhos relacionados. É interessante também conhecer os autores clássicos, que são aqueles cujos trabalhos foram amplamente reconhecidos.
É importante que o TCC esteja embasado em referências de qualidade. Uma boa forma de saber sobre se um artigo é confiável ou não é por meio da classificação Qualis. Feita pela CAPES (Coordenção de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior), ela atribui níveis (A1 – o mais alto,  A2, B1, B2, B3, B4, B5 e C – o mais baixo) para as revistas científicas. Verifique qual é a classificação dos textos que você pretende utilizar.
Conte também com o seu orientador nessa etapa. Ele é a pessoa mais adequada para te ajudar com seu material de leitura.
Anotações 
Faça anotações durante as suas leituras. Uma boa sugestão é criar um arquivo para cada texto lido, contendo a referência completa do material, um resumo das principais ideias do autor, os autores que concordam ou discordam com ele e as coisas que você pensou a partir do que leu. 
Esse tipo de anotação facilita muito na hora da redação do TCC, pois evita que você perca tempo procurando aquela citação ou tendo que ler o mesmo texto de novo para lembrar qual eram as ideias do autor.
Alexsandra Nascimento – Petiana
Referências consultadas
MARION, José Carlos Dias et al. Monografia para os cursos de Administração, Contabilidade e Economia. São Paulo: Atlas, 2002
RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa Social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 2007.
SOARES, Edvaldo. Metodologia científica: lógica, epistemologia e normas. São Paulo: Atlas, 2003.
VERGARA, Sylvia. Projetos e Relatórios de Pesquisa em Administração. São Paulo: Atlas, 2000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário