terça-feira, 15 de julho de 2014

FOLCLORE no Brasil (e a Festa Junina-5º termo 2014)

Em nosso curso  Artes Visuais (no 5º termo) temos a disciplina Folclore. Esta matéria vem para reforçar a necessidade de manter viva a cultura dos povos, proporcionando e divulgando conhecimentos e informações necessárias para construção de nossa historia.
Apresentamos aqui algumas imagens do trabalhos que desenvolvemos e apresentamos no primeiro semestre de 2014.
No final do semestre para comemorar apresentamos um trabalhos com os costumes e as comidas tipicas de cada regisão do Brasil e terminamos com uma grande tradição de nossa país "Festa Junina". Porém, uma festa bem a nossa maneira.

Veja mais fotos da festa Junina CLIQUE AQUI
Veja fotos da apresentação do Trabalho sobre Folia de Santo Reis CLIQUE AQUI

Abaixo segue uma pequena introdução ao tema Folclore. Para ajudar em futuras pesquisas.
O Folclore Nacional é muito rico e diversificado. Em cada região do Brasil podemos encontrar diversos contos, lendas e personagens que estão estritamente relacionados com a cultura popular, principalmente, das áreas mais interioranas. Esse folclore é fruto, principalmente, da cultura oral e foi passando de geração para geração com o passar dos anos. Para ver o texto completo clique opção abaixo (mais informações):
No dia 22 de agosto comemora-se o Dia do Folclore no Brasil. A data foi estabelecida através de um decreto federal de 1965. A palavra Folclore surgiu a partir da junção de dois antigos vocábulos saxônicos. “Folk”, em inglês, significa “povo”. E “lore”, que é conhecimento. Assim, “folklore” traduz em ”conhecimento popular”. Após a reforma ortográfica de 1934, que eliminou a letra k, a palavra perdeu também o hífen e tornou-se “folclore”.
Folclore é toda a ciência de tradições e usos populares, constituída pelos costumes populares transmitidos entre as gerações. Qualquer população possui suas tradições, crendices e até mesmo suas superstições, que são repassadas através de contos, lendas, histórias, canções, danças, artesanato, jogos, religiosidade, brincadeiras infantis, mitos, idiomas, festas e outras atividades culturais que no meio do povo nasceram e se desenvolveram. É o modo que o povo tem para compreender o mundo em que vive, colabora para que esse mesmo povo seja reconhecido diante dos demais. O folclore serve para distinguir o modo de ser um determinado grupo.

Lendas e Mitos:
A lenda é uma das modalidades da literatura popular e engloba episódios realistas e fantásticos.
As lendas não são mentiras, e nem verdade absolutas, são histórias que passam por gerações, e nelas são acrescentados elementos, mas contudo resistem ao tempo e povoam o imaginário, são como livros , só que não são lidas e sim ouvidas.
Mito é o Personagem a qual a lenda trata, pois a Lenda é a História sobre o determinado Mito.
Valorizar as lendas regionais, como expressões da cultura de um povo, sob a ótica do próprio povo que a produz e perpetua é o nosso objetivo maior e, buscando atendê-lo.
Divisão do Folclore no Brasil
No Brasil, costuma-se dividir o folclore por região territorial. Cada qual tem suas características mais determinantes. Porém, obviamente, a cultura de cada estado é bastante ampla, pois além da região ser a mesma, ainda é constituída de estados e suas respectivas cidades e/ou munícipios que possuem mais algumas características distintas uma das outras.
Região Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul)
Região Sudeste (Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo)
Região Centro-Oeste (Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal)
Região Nordeste (Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Bahia, Sergipe e Alagoas )
Região Norte (Amazônia, Pará, Acre, Tocantins, Rondônia, Roraima e Amapá)

Referencias e fontes
Livros: FALEIRO, Angelita. Desbravando o Folclore. São Paulo, 2010 e
LOUREIRO, Antônio. Cultura mato-grossense. Cuiabá, 2006
http://www.miniweb.com.br/cidadania/dicas/folclore_regioes.html
http://www.abrasoffa.org.br/folclore/folclorebr/regioes.doc
http://www.grupoescolar.com/pesquisa/folclore--etnias--comidas-tipicas--regioes-brasileiras.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário